Aulas ao ar livre ganham espaço para evitar contágio e uso excessivo de telas

POR ESTADÃO CONTEÚDO Publicado 21/02/2021 16:57 | Atualizado 21/02/2021 16:57 Rio – Com um ano de pandemia, distanciamento social e uso intenso de telas, as experiências ao ar livre estão valorizadas e ganharam espaço também na educação. A adaptação de parte das aulas presenciais para ambientes externos, quadras, praças e parques passou a ser vista…

Ana Escobar: “Relutei em aceitar a volta às escolas, até que os argumentos científicos me convenceram”

Pediatra integra grupo de médicos que assina manifesto a favor da volta às aulas presenciais e cita estudos que apontam que as crianças não são grandes disseminadoras de covid-19 e raramente desenvolvem casos graves da doença provocada pelo novo coronavírus   O debate sobre retomar ou não as aulas presenciais nas escolas públicas e privadas do Brasil…

Por que as crianças se infectam menos, contagiam menos e sofrem menos os efeitos da covid-19?

Pesquisas indicam uma resposta mais rápida e eficiente do sistema imunológico como a causa da menor incidência da pandemia entre os menores   As crianças não são supercontagiosas da covid-19, nem se contaminam na mesma proporção que os adultos, nem, quando sofrem da doença, apresentam os mesmos efeitos devastadores que os mais velhos. Na maioria dos casos…

Educação ao Ar Livre – Um Mundo Além da Escola

A cidade do Rio de Janeiro é privilegiada com tantos espaços públicos ao ar livre e tem todas as condições para implementar alternativas aos problemas educacionais causados pela pandemia de Covid-19. Organizado pela Espaço e Vida – Viagens Culturais, pelo Museu Histórico da Cidade e pelo Espaço Ateliêr, o evento “Educação ao Ar livre  –…

Fascinante Fiocruz

Hoje, 25 de maio de 2020, em plena pandemia de Covid-19, a Fiocruz completa 120 anos a todo vapor. O trabalho da instituição e seus profissionais ao longo desse tempo em diversos campos – pesquisa científica, produção de vacinas e fármacos, prestação de assistência médica, ensino, formação e capacitação profissional – é tão relevante e fundamental,…

Programa de Bonificação Solidária Espaço e Vida

Obrigado pelo seu interesse em manter nossos professores e colaborar com uma proposta educacional construída através da experiência. Existem cinco faixas de contribuição que poderão ser utilizadas como vouchers até julho de 2021.  Cada uma delas dará algumas vantagens a você, nosso cliente. Faixa 1: R$200,00 –  Ganhe 5% sobre o valor investido para usar…

O que era a ‘Liga Anti-Máscara’, que protestava contra restrições na gripe espanhola

Na São Francisco de 1919, no auge da pandemia de gripe que se espalhava pelo mundo, alguns moradores, cansados após meses de restrições, resolveram criar um movimento batizado de Liga Anti-Máscara. Desconfiados da eficácia do uso de máscaras para frear o avanço da doença, eles acusavam as autoridades de violar seus direitos constitucionais e pediam…

A Fiocruz diante da Covid-19 – Entrevista com Nísia Trindade Lima, diretora da Fiocruz

Mal atende o telefone, Nísia Trindade Lima avisa, com delicadeza, que precisará atrasar a entrevista em dez minutos porque recebeu um chamado do Ministério da Saúde. Seus dias têm sido assim desde que os casos da covid-19 passaram a se multiplicar no Brasil. São reuniões virtuais consecutivas, isolamento social até dos filhos e imensas e…

Por que as videoconferências nos esgotam psicologicamente?

Especialistas concluem que a ausência de contato físico exige mais atenção   JOSÉ MENDIOLA ZURIARRAIN 06 MAY 2020 – 12:23 BRT A crise do coronavírus atingiu em cheio as organizações. Elas se viram obrigadas a forçar o teletrabalho, exceto em casos imprescindíveis, para evitar a interrupção das atividades. Esse novo formato enviou milhares de pessoas para suas casas e as…

Lupa na Ciência: Gestantes e mães de recém-nascidos devem redobrar os cuidados durante a pandemia

por JAQUELINE SORDI O que você precisa saber: Ministério da Saúde incluiu gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos recentemente) em até duas semanas no grupo de risco para a Covid-19 Ainda não há estudos comprovando que elas são mais suscetíveis a desenvolver quadros graves da doença, mas já se sabe que são mais vulneráveis…