experiências governamentais

NOSSOS PROJETOS GOVERNAMENTAIS

FORMAÇÃO DE PROFESSORES

   “Como viver num mundo em que a profunda incerteza não é um bug, e sim uma característica? Para sobreviver e progredir num mundo assim, você vai precisar de muita flexibilidade mental e de grandes reservas de equilíbrio emocional.” – Yuval Harari

   A inquietação positiva e criativa dos professores deve ser um valor. Mas como fazer?
   Em seus cursos de formação, a Espaço e Vida dá importância à prática, à criatividade, à expressão pessoal, aos trabalhos verbais e não-verbais, matemáticos e não-matemáticos, à aprendizagem por descoberta.
   Incentivamos nossos professores e alunos a desenvolverem novas ideias e soluções diante dos desafios. 

EDUCAÇÃO AO AR LIVRE

  “Arregace as mangas para trabalhar com as crianças. Deixe de dar ordens e castigar, atire-se ao trabalho com os alunos. Não tenha medo de sujar as mãos, de se machucar com uma martelada, de hesitar nos casos em que a criança mais viva domina a situação, de tatear, de se enganar, de recomeçar.” – Célestin Freinet.

   O confinamento físico e social já atingia crianças e adolescentes muito antes da pandemia. Nossos pequenos têm menos tempo de exposição ao sol do que os presidiários!
   A educação ao ar livre não é uma novidade mas perdeu espaço dentro do modelo acadêmico e industrial de ensino. No início do século XX, aulas ao ar livre foram importante alternativa para a prevenção contra a tuberculose.
   Com método, planejamento e organização, as áreas abertas voltarão a ser salas de aula e oficinas mais estimulantes e seguras para as novas gerações.

EXPEDIÇÕES VIRTUAIS INTERATIVAS

     “A economia mundial já não lhe paga pelo que você sabe; o Google sabe tudo. A economia mundial lhe paga pelo que você sabe fazer com o seu conhecimento.” – Andreas Schleicher.

   O potencial é enorme, não há limites à criação e à interatividade neste admirável novo mundo virtual. Mas como usá-lo a favor da educação das novas gerações.
   A Espaço e Vida produz jogos, cria teatralizações e brincadeiras adequados às diferentes demandas e faixas etárias.