Formação brincante

Sobre o curso Arte brincante para educadores

Desenvolvido em sete módulos, é o curso mais antigo do Instituto Brincante. Coordenado e ministrado por nomes de referência em arte-educação, estimula o potencial criativo dos participantes e facilita a união pedagógica entre literatura, artes plásticas, teatro e música. Desde2019, a Espaço e Vida é a parceira oficial do Instituto Brincante na cidade do Rio de Janeiro e no Grande Rio. Venha folgazar conosco!

   O Brasil é um país de enorme reserva cultural. Em todos os seus rincões, de norte a sul, cantos, danças, ritmos e formas poéticas se derramam. Fruto do amálgama de ricas tradições culturais que nele se encontraram, esse acervo se mostra apropriado para utilização em dinâmicas artísticas e educativas.

   Dividido em seis módulos mensais, “A Arte do Brincante para educadores” oferece conteúdos práticos e teóricos para enriquecer o debate e as dinâmicas de inserção da cultura popular brasileira no cotidiano dos espaços educativos e culturais do país.

EDUCADORES E SEUS MÓDULOS:

Antônio Nóbrega – A palavra poética
Apresentação das origens e o desenvolvimento da poesia oral dentro do contexto da cultura popular brasileira e a prática de algumas de suas modalidades e gêneros: quadrinha, embolada, sextilha e Literatura de Cordel.

Rosane Almeida – A cultura do corpo e o corpo na cultura
Durante muito tempo na história humana, o corpo foi escola, professor e aluno. Em todas as manifestações populares, o corpo brinca, se enfeita, diverte, agradece e está presente. E hoje? Como é a estrutura da nossa escola corporal? Como aprende o corpo? O que nos ensina nosso corpo? Esse módulo traz práticas e reflexões sobre novas possibilidades de inserir as dinâmicas populares no nosso cotidiano de ensino e aprendizagem.

Eugênia Nóbrega – Toques, ritmos e cantos da cultura popular
Jogos rítmicos, brincadeiras musicais, toques e cantigas são usados para desenvolver ou aprofundar a musicalidade através de estudos e práticas de algumas dinâmicas presentes nas manifestações populares brasileiras. Todos os instrumentos necessários serão adaptados para objetos fáceis de serem encontrados em sua própria casa.

Carla Passos – Figuras e adereços dos folguedos populares
Esse módulo busca aguçar a sensibilidade dos participantes para entrar em contato com a Cultura Brasileira através de seus elementos visuais, bem como para tomar uma maior consciência de si e do contexto em que está inserido. A partir daí, é estabelecido um espaço de troca em que todos são convidados a experienciar a riqueza dos trabalhos manuais: é hora de criar, ritualizar o momento da criação, inspirados em nossa cultura, e de acordo com as necessidades de cada um e com os espaços em que atuam.

Cristiane Velasco – Narrativas tradicionais
Muitos são os saberes e as formas de contar da tradição oral. A partir do exercício de escuta, memória e imaginação, inspirado no universo da infância e na cultura brasileira, esse módulo propõe aproximações das narrativas com foco no conto tradicional.

Lucilene Silva – Introdução à cultura da infância
A cultura da infância corresponde ao acervo de brinquedos e brincadeiras acumulados pelas crianças ao longo dos tempos. Carrega os ritmos e molejos da nossa música; a beleza da nossa poesia popular; os gestos, os ritmos, movimentos e desafios imprescindíveis ao desenvolvimento da criança e a nossa diversidade cultural. Este curso proporcionará reflexões e práticas em torno da cultura infantil e música da infância.