projeto Educação ao ar livre

Por queexperimentar educação ao ar livre?

   Há cientistas que acreditam que a transmissão da Covid-19 é muito menos provável ao ar livre do que em ambientes fechados. Manter a distância física pode ser mais fácil fora e as gotículas infectadas dissipam mais rapidamente no ar fresco. O sol e o vento, estudos sugerem, podem ajudar a reduzir a presença de vírus viáveis nas superfícies.

   Utilizar ambiente externos pode ser uma maneira viável de manter a segurança em aulas presenciais na visão da Academia Americana de Pediatria. Inclusive, auxiliando o progresso acadêmico dos alunos, a saúde mental, segurança e desenvolvimento psicossocial Alguns Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA sugeriram que os administradores escolares consideram reaproveitamento do espaço ao ar livre para o ensino.

   Em tempos de pandemia, um dos setores mais afetados de nossa sociedade foi a educação. O distanciamento social dificultou, em muito, a troca de experiências, a interação necessária com objeto de estudo e o acompanhamento mais preciso dos estudantes por parte dos professores.

   Desta forma, nota-se redução significativa na eficiência do processo de ensino aprendizagem, apesar do esforço considerável na busca na construção de mediações através da tecnologia da informação via Internet. Acrescido ao acima mencionado soma-se o adoecimento de crianças em função do isolamento social e o aumento de transtornospsíquicos.

   A determinação do MEC (http://portal.mec.gov.br/docman/marco-2020-pdf/144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19/file) indica a realização avaliações diagnósticas com objetivo de verificar habilidade e competências não desenvolvidas pelo impacto da pandemia, observando a necessidade reposição e aceleração no processo de aprendizagem. Neste sentido, a educação ao ar livre em contraturno pode contribuir significativamente para reduzir os danos causados pela pandemia, acelerando o processo de ensino e aprendizagem a partir da experiência.

Educação ao Ar Livre durante a Pandemia